domingo, 28 de junho de 2009

Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte definem pela aprovação da GREVE!

Imagem (Daniel, Auxiliar de Biblioteca)
ASSEMBLEIA APROVA GREVE A PARTIR DE 14 DE AGOSTO


Em Assembleia Geral, mantendo a sua mobilização dos últimos meses, a categoria definiu, por ampla maioria, deflagrar o movimento grevista em agosto, bem como a data inicial da greve, o dia 14.

Esta é a nossa resposta à Prefeitura que diz realizar diversos estudos, mas não conclui nenhum! Foi o que ocorreu novamente na reunião do dia 22 de junho. A informação inicial era que a reunião teria caráter informativo (depois de reunião técnica inventou-se mais esta) sobre os encaminhamentos já tomados depois da última reunião. Esta foi a 8ª reunião e as respostas são”estamos realizando um estudo sobre as reivindicações de vocês: situação dos celetistas; proposta da categoria para a regra de transição; regulamentação dos cursos à distância; situação da averbação do tempo do Estado e alguns municípios; situação dos auxiliares de escola, secretaria e biblioteca; saúde do servidor; jornada complementar da educação infantil.

Duas novidades foram colocadas na reunião: o vale-alimentação/ refeição será pago em espécie, no contra-cheque, e não mais como cartão; a SMED está estudando a ampliação da jornada da educação infantil para 06h diárias.

E houve alguns “nãos”: a PBH não está considerando a aposentadoria especial para quem esteve na direção antes de 2006; a situação do Caixa- Escolar será discutida com a SMED; não é possível estender o vale alimentação/ refeição para os/as auxiliares de escola concursados/as.

Neste sentido, é necessário que cada escola/UMEI organize a sua participação na greve no retorno das minguadas férias julinas. Além disso, que garanta a presença de seus/suas representantes na reunião do dia 01 de julho, nos três turnos.

Destacamos ainda a fabulosa manifestação realizada após a assembleia em conjunto com os demais setores do funcionalismo, finalizada com o Arraial dos Laranjas, na porta da PBH, com caldo de feijão, pipoca, almoço, jogo de futebol, quadrilha. Teve ainda a apresentação do hit do momento “Biquinho Doce”, apresentado pela companheira Rosa, caracterizada de Florícia Dumar.

Nossa categoria continua mantendo a unidade dos/as servidores/as municipais na luta contra o governo Lacerda, principalmente agora que os demais setores deflagraram a greve neste momento. Por isso, já programamos algumas atividades conjuntas para o início do próximo semestre.

Precisamos de cada companheira e companheiro na luta em defesa dos nossos direitos. Precisamos de cada companheira e companheiro na luta contra os desmandos da SMED e da omissão dos demais secretários e, especialmente, do Sr. Lacerda.

Propostas aprovadas:

  • Greve a partir de 14/08/2009;
  • Ação Popular com três eixos: pela unificação da carreira de Educador Infantil e Professor Municipal; Piso Salarial de nível médio para os Trabalhadores/as em Educação; Progressão por mérito na carreira pelo tempo mínimo estabelecido pelo estatuto. Campanha por recolhimento de 90 mil assinaturas até Outubro/09. Envolvimento de toda a categoria, entidades do movimento sindical e popular, faculdades de educação, etc;
  • Divulgação do estudo do ILAESE sobre o financiamento da educação no município de Belo Horizonte.

Orientações à diretoria:

  • Não inclusão de valores de vale refeição em contracheques;
  • Retomar junto à administração negociação para pagamento no 1º dia do mês;
  • Levantar custo de inserção de mensagem na mídia.

Propostas remetidas para Reunião de Representantes:

  • Redução de módulo em julho;
  • Contratação de Assessoria Estratégica;
  • Criação de Fundo de Greve;
  • Carta para a comunidade;
  • Mobilizações Regionalizadas;
  • Festa para comemoração da Carta Sindical do Sind Rede/BH;
  • Não reposição de greve e paralisações.

Nenhum comentário: