segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Governador Alckmin e prefeito Cury (PSDB) descumprem ordem judicial e invadem o Pinheirinho



Juíza de São José desrespeita ordem superior e determina a reintegração de posse

Duas pessoas morrem na operação da Polícia

A Polícia Militar desatou uma operação de guerra contra os moradores da Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

Por determinação do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), dois mil homens da PM invadiram a Ocupação Pinheirinho na madrugada, apesar da reintegração de posse estar suspensa por decisão da Justiça Federal.

Os moradores foram brutalmente atacados, muita gente foi ferida e dezenas de moradores foram presos.

Temos denuncias de que  pelo menos duas pessoas mortas no ataque da Polícia, uma delas um jovem que passava nas proximidades da ocupação.

Numa verdadeira carnificina, como numa operação de guerra, foram utilizados ainda efetivos da ROTA, da tropa de choque, da guarda municipal e dois helicópteros ÁGUIA na ação da Polícia.

A população resiste e há conflitos ainda nos bairros próximos ao Pinheirinho.

Manifestantes contrários à desocupação do Pinheirinho ocuparam a Rodovia Presidente Dutra, no km 154, sentido SP-Rio, em São José dos Campos (em frente à Johnson & Johnson). Cerca de 300 pessoas participam da manifestação. O trânsito permanece fechado.

O advogado dos moradores, Toninho Ferreira, nos relata que a “a ação da Polícia é completamente irregular, uma ação covarde, pois a reintegração foi suspensa na sexta-feira (20)pela Justiça. Um oficial de Justiça compareceu aqui e foi solenemente ignorado pelos oficiais do comando da PM”.

A responsabilidade da ação, portanto, é do governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

Na verdade, os 2.000 homens armados que promovem a desocupação, estão a serviço dos especuladores imobiliários e do prefeito Cury, que governa para os ricos e poderosos, que chegou a dizer que a desocupação era necessária porque o terreno é muito valorizado e não é lugar de pobre morar.

O membro da CSP-Conlutas,  Zé Maria,  se encontra no local e relatou os abusos da desocupação. “A ação da Polícia, na verdade de um bando armado a serviço do capital imobiliário, está sendo feita num domingo, em desrespeito a uma decisão da Justiça federal e não poderia ser executada. Esse precedente é muito grave, pois não vamos aceitar que o direito a moradia seja desrespeitado, ainda mais quando amparado por uma decisão, mesmo que provisória, da Justiça”, ressaltou.

Para a CSP Conlutas a ação da polícia, em conluio com os governos estadual e municipal, demonstra, mais uma vez, os compromissos dos governos do PSDB com a burguesia desse país. Sequer o Poder Judiciário foi respeitado pelo governador, a quem cabe a decisão numa operação dessa envergadura.

A resistência dos moradores é, portanto, legal e legítima.

O Governo Federal declarou seu interesse em resolver o conflito pacificamente.

A desapropriação do terreno pelo Ministério das Cidades é a medida necessária para que o direito à moradia seja assegurado à população do Pinheirinho.

O governo Alckmin e a juíza que manteve a desocupação, mesmo com uma liminar  impedindo a execução da ordem de despejo, são os responsáveis pelas duas mortes e pelas centenas de pessoas feridas nesse verdadeiro massacre promovido pelas forças repressoras do estado.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sind-UTE/MG: manifesto para o congresso «2012»

MANIFESTO PELO FORTALECIMENTO E DEMOCRATIZAÇÃO DO SIND-UTE MG
UMA DIRETORIA COLEGIADA E PROPORCIONAL

Companheiras/os,

Nos dia 10, 11 e 12 de fevereiro ocorrerá o 9º Congresso do Sind-UTE MG. Será um momento privilegiado para discutirmos propostas no sentido de fortalecer o nosso sindicato que é o nosso instrumento de luta e defesa dos interesses da categoria.
Acreditamos que precisamos de um SIND-UTE forte e competente que dê conta de enfrentar o governo Anastásia, que através da Lei do Subsidio, acabou com a carreira docente no estado.
Dentre várias propostas que serão por nós apresentadas no congresso, defenderemos o critério da PROPORCIONALIDADE para a composição da Diretoria do Sindicato (que é a verdadeira instância de poder). Através dela, os trabalhadores em educação que possuem propostas, projetos e disposição para trabalhar em prol da categoria que se organizarem em forma de chapas nas eleições do sindicato, estarão representados dentro da Diretoria do SIND-UTE pela proporção de votos que obtiverem nas eleições.
Vários sindicatos no Brasil adotam este critério. Citando alguns: APEOESP (professores SP), SEPE RJ (trabalhadores em educação do RJ), SINTE (trabalhadores em educação do SC) e SIND-REDE/BH.
Para exemplificarmos, mostraremos o resultado das últimas eleições do SIND-UTE MG em 2009. Nestas, dos votos válidos, a chapa 1 obteve 35%; a chapa 2, 15%; a chapa 3, 42%. Pelo estatuto da entidade, foi proclamada vencedora a chapa 3 (atual diretoria). Desta forma, temos uma diretoria minoritária, monolítica, que representa um único pensamento e portanto mais fraca. Acreditamos que desta forma fragiliza a categoria diante de um governo como o de Anastasia. Se o critério estatutário fosse o da proporcionalidade, teríamos uma diretoria composta pela proporção de votos que cada chapa obteve no pleito. Seria uma direção plural e mais democrática. Representando aproximadamente 100% da categoria dos trabalhadores em educação do estado. Estaria à altura dos desafios de defender os interesses dos trabalhadores em educação.
Além do critério da proporcionalidade iremos defender uma diretoria colegiada.Um sindicato que representa tantas pessoas e tantos pensamentos não pode ter sua expressão em torno somente de uma pessoa.
Tanto a proporcionalidade como a direção colegiada devem se expressar em todas as instâncias do sindicato. Desde a direção central até as subsedes. Somente assim podemos começar a democratizar e oxigenar a estrutura sindical do SINDUTE-MG.
Neste sentido, através deste manifesto, fazemos um chamado a todos aqueles trabalhadores em educação, que concordarem com esta proposta a assinarem abaixo, fortalecendo esta idéia, que apresentaremos ao congresso em forma de resolução.
Vamos juntos, fortalecer o nosso sindicato pra defender os trabalhadores em educação e a educação pública de nosso estado.
Belo Horizonte, 18 de janeiro de 2012

Este manifesto está aberto a assinaturas:

Aqueles que concordarem com o manifesto envie os seguintes dados para pedrovaladres16@yahoo.com.br:
NOME - CIDADE - ESCOLA - CONTATO

Vídeo resposta para os (as) vereadores(as) de BH

Olá a Todas e Todos,

abaixo, envio uma contra-propaganda sobre o reajuste dos vereadores de Belo Horizonte com elementos importantes que não foram citados pela publicidade veiculada pela Câmara Municipal.
Um abraço,
Wanderson Rocha


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Educação Infantil RME/BH - Sind-Rede/BH

DIRETORIA DO SIND-REDE/BH REALIZARÁ REUNIÃO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

A Diretoria do SIND-REDE/BH realizou reunião com o Ministério Público no dia de hoje, 13/01, e dentre vários assuntos relacionados com a Educação Infantil, discutiu-se o Projeto de Lei do governo que institui mudança na nomenclatura de educador infantil (ver no site www.redebh.com.br).
 
No sentido de preparar o setor da Educação Infantil para os desafios imediatos relacionados à sua luta, o SIND-REDE/BH irá promover um encontro do setor para discutir este projeto. Será no dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 14 horas com a presença do PROMOTOR EDUARDO NEPOMUCENO DE SOUSA, para fazer uma avaliação dos andamentos do inquérito civil público nº 0024.10.002972-7, que trata do cargo do Educador Infantil em BH e sua relação com o novo PL do governo.
 
É fundamental a organização e participação das Educadoras Infantis.
 
Já nos dias que antecedem a esta reunião, 30 e 31 de janeiro, a Diretoria irá realizar um seminário de planejamento Estratégico para preparar as ações do sindicato durante o ano de 2012. Quaisquer ideias, sugestões, críticas poderão ser encaminhadas à Diretoria pelo e-mail imprensadarede@gmail.com no sentido de contribuição com a mesma.

Diretoria Colegiada do Sind-Rede/BH

Quem defende o Povo?

Veículo: Jornal Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG 13
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Fonte: Ideia Fixa

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

"Telefonaço" 2: VETA LACERDA


Olá a Todas e Todos,

Não permita o aumento do gasto público: Veta Lacerda!

Dando continuidade à excelente ação realizada pelo movimento Veta Lacerda, o Coletivo Fortalecer acredita que o telefonaço deva ser retomado como um instrumento de mobilização que se somará aos diversos protestos cont...ra o reajuste dos vereadores de BH em 2013.

Vamos ligar para o gabinete do prefeito «3277 4141» e exigir que vete o reajuste dos vereadores de BH!

Obs.: O prefeito tem até o dia 26 de janeiro para se posicionar. Pela imprensa as declarações de Lacerda demonstram que não irá se posicionar, ou seja, lavará as mãos! Devemos exigir um posicionamento firme, visto que este reajuste dos vereadores aumentará o gasto público sem uma consulta popular!

O prefeito estará com o Povo de BH ou com os vereadores?

Ps.1.: CONVIDE MAIS PESSOAS!
Ps.2: ESTE EVENTO FOI CRIADO DE FORMA ESPONTÂNEA E INDEPENDENTE!



Não podemos nos calar!


Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer

domingo, 8 de janeiro de 2012

Alianças sociais em BH diante das diferenças!


Olá a Todas e Todos,
  • Iremos retomar as nossas atividades nas escolas e unidade de educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte «RME/BH), no próximo mês de fevereiro, e como devem ter acompanhado em nossos canais de comunicação «blog, lista de emails e no facebook» muitos movimentos se fortaleceram na cidade «Fora Lacerda,  OcupaBH, Ocupa Assembleia, Ocupe a CMBH, Ocupação Dandara, Ocupação Camilo Torres, Ocupação Zilah Spósito, Solidários Anônimos», entre outros movimentos sociais.
  • Estivemos presentes em diversos movimentos e percebemos que é o momento de fortalecermos as alianças para derrotarmos um inimigo em comum: o Prefeito Marcio Lacerda «e com ele os seus súditos na Câmara Municipal».
  • Uma aliança deve ser pautada numa base programática que unifica princípios comuns. É neste sentido que devemos nos aproximar, respeitando as diferenças, com o objetivo de unificarmos o que temos em comum: uma cidade para Todas e Todos e, principalmentem, a implementação de uma educação de qualidade, bem como uma política de valorização das(es) Trabalhadoras(es) em Educação.
  • A derrota de Marcio Lacerda e dos(as) atuais vereadores(as), caso se concretize, não significa a vitória de uma guerra, mas sim de uma batalha, pois sabemos que a política neoliberal reorganiza-se rapidamente e oferece atrativos para a manutenção dos privilégios de 1% da população «aqueles que estão no topo da pirâmide de rendimentos, ou seja, concentram em suas mãos toda a riqueza de BH (Brasil)».
  • O atual sistema político nos oferecerá "saídas" através de partidos sem qualquer compromisso ideológico, a não ser a ambição pelo poder. Setores sociais acreditam que o Partido dos Trabalhadores seria uma opção mais avançada, mas a experiência que vivenciamos, principalmente na educação, nos mostrou que para manter o "poder" os adversários e opositores dever ser tratados como inimigos!
  • Para manter o "poder" em 2014, o PT certamente apoiará o prefeito Marcio Lacerda em 2012! Como ficarão estes setores sociais com a unificação do PT/PSB/PSDB/PCdo B e outros?
  • As outras "saídas" oferecidas poderão ser: PMDB; PV; PHS, que tentarão a todo custo se diferenciar desta unificação, porém, não irão romper com os interesses dos 1%, e, logicamente, para ter uma maioria, irão se unificar numa possível vitória!
  • Falando em maioria, não podemos esquecer que o grande mal para uma democracia é a inexistência de uma oposição! A Câmara Municipal de BH, como exemplo «lógico que isto ocorre em âmbito Estadual e Federal», tornou-se um chancelaria do executivo, 99% dos projetos enviados pelo prefeito foram aprovados. Outro exemplo, são os projetos dos próprios vereadores que tramitam nas respectivas comissões, são chamadas audiências públicas para discussão, diligências para saber a opinião do governo, estudos aprofundados do assessores parlamentares, depois disto tudo o projeto é aprovado e encaminhado ao prefeito. Porém, quando o prefeito veta a proposição de lei, a lógica nos leva a crer que as(os) vereadoras(es) serão contra o veto, já que houve tanto estudo e discussão. Lêdo engano, como o voto é secreto, os interesses do governo são atendidos e o veto é mantido! Temos que pensar urgentemente numa oposição que represente os interesses sociais dos 99%!
  • Como conseguir isto? Analisando a postura dos partidos «em BH, em MG e no Brasil».
  • Votar em pessoas (porque são açougueiros, católicos «padres, renovação carismática», evangélicos «pastores», motoristas...) resolve? Sabemos que isto não resolve, o "poder" do executivo sobre os "partidos/pessoas" é maior «o que vale é o "toma lá dá cá"».
  • Espero que as esquerdas se unifiquem «PCB, PSOL e PSTU» para pensarmos em opções em BH!
  • Enquanto isto, devemos seguir na construção de alianças sociais! Encontrando semelhanças de qualidade diante das diferenças!
Wanderson Rocha

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mudança no cargo de Educador Infantil

Pessoal,

Notícia de primeira mão, acabei de participar do 1º Fórum de Diretores da educação Infantil, o prefeito de Belo horizonte Márcio Lacerda, estava presente, e assinou lá na nossa presença, o projeto de mudança da nomenclatura do cargo de Educador Infantil para Professor Municipal de Educação Infantil.O projeto será enviado para Câmara Municipal de BH, e passará para a apreciação dos vereadores da casa.

Ao meu ver, este é um segundo grande passo dentro da carreira do educador. O primeiro foi o 1º aumento diferenciado (25%) que o cargo recebeu e foi anunciado no auditório da FAE em 2007 (se eu não me engano) eu estava presente também e me sinto muito feliz por participar deste dois momentos. Bem, mas voltando ao assunto, muda a nomenclatura e é importante entender que não alcançamos a isonomia, que para mim, ainda temos um tempo grande de luta, e deu para entender que este assunto não será nem tratado durante o ano de 2012.

Quais são então os impactos desta mudança para o cargo, vejam:

Direito ao acúmulo de dois cargos (educador infantil).
Direito à aposentadoria ao final de 25 anos.
Direito à dobra recebendo 100%.

São estes três pontos, nenhum mais, temos que ter cuidado com os boatos, agora é acompanhar o tramite do projeto na Câmara.

Um abraço a todos e tenham certeza que este é também grande passo, apesar do nome 'Educador", na minha opínião, ser muito mais abrangente que o de "professor", mas de qualquer forma dentro da RME, esta mudança era necessária.

kátia Cardoso
 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Educação Infantil PBH: mais uma luta na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Márcio Lacerda envia proposta de PL à Câmara que altera nomenclatura do cargo da Educação Infantil
O prefeito Marcio Lacerda enviou proposta de Projeto de Lei que transforma a nomenclatura do cargo de Educador Infantil para PROFESSOR de Educação Infantil. Além disso, incorpora o cargo no quadro da educação municipal. Tal ação da PBH vem como resposta às pressões da categoria e do sindicato frente à situação discriminatória enfrentada pela educação infantil na Rede Municipal.
No entanto, o PL não prevê alteração no salário nem na carreira. Portanto, a luta da educação infantil dá mais um passo, mas deve continuar forte em 2012.
Confiram a íntegra do oficio do prefeito enviado ao Sind-Rede e do PL enviado à Câmara Municipal no site do sindicato: «clicar no link» http://www.redebh.com.br

Luiz Roberti
Imprensa/Sind-Rede/BH