terça-feira, 24 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 24/04/2012

Olá a Todas e Todos,

Ontem «23/04», a Assembleia da Educação Infantil definiu pela continuidade da greve e o seguinte calendário:

* 24/04 - Regionais de greve;

* 25/04 - Assembleia da Educação Infantil, às 14h, na Câmara Municipal.

É essencial que as(os) educadoras(es) que paralisem novamente as atividades e ampliem o movimento grevista, pois a adesão da opinião pública às reivindicações se fortaleceu.
Solicitamos aos nossos contatos do Coletivo Fortalecer o seguinte:
Enviem bilhetes para os pais/responsáveis com o nº do telefone do prefeito «3277 4141» exigindo que ele cumpra a promessa de campanha eleitoral em relação aos educadores infantis.
Proposta de bilhete:
Senhores Pais/Responsáveis,
Nós, Trabalhadores em Educação da Escola Municipal ......., apoiamos a greve da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de BH, pois não é possível que as educadoras tenham o mesmo grau de formação que os professores do ensino fundamental e recebam salário menor. Já são 40 dias de greve e a população precisa de uma solução. Desta forma, solicitamos que liguem para o gabinete do prefeito «3277 4141» exigindo que ele cumpra a promessa de pagar o Educador Infantil igual ao Professor Municipal.
Professores e Funcionários
Um abraço,
Wanderson Rocha
Greve na Mídia Impressa
Greve em Umei aflige pais de alunos
Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG - Minas
18  - Terça-feira, 24 de abril de 2012



domingo, 22 de abril de 2012

BH: Ocupação Eliana Silva - Abril/2012

Mais uma ocupação Urbana no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, Brasil, com 350 famílias sem-terra e sem-casa: OCUPAÇÃO ELIANA SILVA.

Na madrugada de hoje, dia 21/04/2012, em Belo Horizonte, MG, cerca de 350 famílias sem-terra e sem-casa, organizadas pelo MLB - Movimento de Libertação dos Bairros, Vilas e Favelas - ocuparam um terreno abandonado que é área pública - terra devoluta - que não tem registro e nem averbação em Cartório. A prefeitura de Belo Horizonte chegou com dezenas de Guardas Municipais e secretário da Regional do Barreiro alegou que a área é da Prefeitura e pressionou a Polícia para que efetuasse o despejo mesmo sem ordem judicial. O povo resistiu e conquistou junto à polícia a promessa de que só agirá mediante ordem judicial. A Ocupação foi batizada como Ocupação Eliana Silva, homenagem a uma grande lutadora em defesa dos sem-teto que faleceu recentemente na região do Barreiro. O povo está bem organizado. Estive no local, fizemos culto ecumênico, Assembleia Geral e gravamos a pequena entrevista que segue, nesse aqui no youtube. Abraço terno na luta. Gilvander Moreira - www.gilvander.org.br - Belo Horizonte, 21/04/2012, dia de Tiradentes, dia de luta por liberdade.

DEU NA IMPRENSA:

1) Cf., no link, abaixo, entrevista que frei Gilvander fez na Ocupação Eliana Silva:


2) Cf., no link, abaixo, Matéria da TV Globo sobre a Ocupação Eliana Silva:

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/mais-de-500-pessoas-invadem-terreno-na-regiao-do-barreiro-em-bh.html

3) Cf,. no link, abaixo, matéria do Jornal HOJE EM DIA sobre a Ocupação Eliana Silva:
http://www.hojeemdia.com.br/minas/militantes-do-mlb-ocupam-terreno-no-barreiro-1.435851

4) Cf., no link, abaixo, matéria do Jornal Estado de Minas sobre a Ocupação Eliana Silva:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/04/21/interna_gerais,290164/familias-montam-novo-acampamento-em-terreno-no-barreiro.shtml

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira


GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 22/04/2012

Espaço Do Leitor - Professor cobra atitude da PBH
Estado de Minas - Belo Horizonte - MG - 1º Caderno
6 - Domingo, 22 de abril de 2012

sábado, 21 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 21/04/2012

Fale aqui - Educação infantil
Aqui - Belo Horizonte - 1º Caderno
10 - Sábado, 21 de abril de 2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA RME/BH 20/04/2012

Do leitor - Greve da educação infantil
Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG - 1º Caderno
19 - Sexta-feira, 20 de abril de 2012

quinta-feira, 19 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 19/04/2012



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Imprensa - SINMED-MG <imprensa@sinmedmg.org.br>
Data: 18 de abril de 2012 10:00
Assunto: Nota de apoio ao movimento das professoras BH
Para: imprensadarede@gmail.com,

Prezado Luiz,
Conforme conversamos por telefone, segue abaixo Nota de Apoio do Sinmed-MG ao movimento reivindicatório das professores da educação infantil. A diretoria do Sinmed-MG destaca o qual importante é o apoio aos colegas neste momento já que a força e luta dos sindicatos em defesa dos trabalhadores é um objetivo comum.
Atenciosamente,
af_assinaturas_email_sinmed_rosangela
Nota de apoio do Sinmed-MG ao movimento reivindicatório das professoras da educação infantil de BH
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) vêm a público manifestar apoio ao movimento reivindicatório das professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
A categoria está lutando pelo reconhecimento da carreira, por parte da PBH, como forma de valorizar esses profissionais. O movimento é justo pois visa garantir às crianças de 0 a 6 anos um ensino de qualidade, com professoras capacitadas e motivados a contribuir para o desenvolvimento integral nessa faixa etária.
Acreditamos que o movimento grevista é a última alternativa desta categoria diante da ausência de propostas favoráveis. E estamos certos também de que não é objetivo das professores trazer prejuízos às crianças e à sociedade mas sim mostrar a falta de reconhecimento e diálogo por parte dos gestores.
Apoiamos também as lutas do SindREDE-BH em defesa da categoria e a busca por negociações que visam garantir melhorias na educação infantil e na qualificação do corpo docente.
O Sinmed-MG, entidade representativa dos médicos, ciente de sua missão em defesa dos direitos dos trabalhadores da rede pública, destaca que não há como ignorar as condições de trabalho e salários deste grupo de profissionais. Esta luta não é apenas delas mas sim de toda a sociedade que almeja um ensino de qualidade para as crianças.
Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – Sinmed-MG

quarta-feira, 18 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 18/04/2012

Leitor - Fórum - Greve
O Tempo - Belo Horizonte - MG - 1º Caderno
24 - Quarta-feira, 18 de abril de 2012



terça-feira, 17 de abril de 2012

Assembleia Geral da RME/BH Abril 2012

Fonte: Sind-Rede/BH

domingo, 15 de abril de 2012

PSTU e a Educação Infantil de BH 2012


Se o Prefeito enrola, não voltamos pra escola!

Entramos em mais uma semana da vitoriosa greve da Educação Infantil de BH, que já dura mais 25 dias. Por responsabilidade do prefeito, que se nega a negociar, a greve vai se estendendo e ganhando cada vez mais repercussão. Mais uma vez repetimos que é uma greve justa, pois reivindica valorização das professoras e, por conseguinte, qualidade no atendimento da educação infantil da cidade. O PSTU move todas as suas forças no sentido de fortalecer esta greve para garantir a vitória da mesma e derrotar o projeto de Lacerda de precarizar e privatizar a educação na nossa cidade. 

Uma luta maior do que luta pela educação

Essa greve demonstra a necessidade da organização dos trabalhadores para conquistar seus direitos. Além disso, nos mostra que a luta pela educação no país, é uma luta por uma transformação geral da sociedade, uma luta pelo socialismo. Isso porque no capitalismo a educação é tratada como uma mercadoria pelos governantes, que são os mesmos que recebem milhões dos grandes empresários em suas campanhas eleitorais. Dessa forma nosso prefeito se importa mais em gastar com propaganda (quase 70 milhões por ano), privatizar praticamente todos os setores sociais – saúde, transporte, educação, segurança – para favorecer o lucro daqueles que o patrocinaram, do que investir em educação pública. Logo, é através organização da classe trabalhadora e de suas lutas que conquistaremos uma verdadeira transformação social na nossa cidade e no nosso país, garantido melhoria de condições de vida de toda a população pobre.

Derrotar Lacerda também nas eleições. Queremos BH para os trabalhadores!
       
        As eleições municipais estão chegando, o projeto do prefeito-empresário Lacerda é ficar no governo mais quatro anos. Já estão confirmados em torno a ele o PSDB, o PT e o PCdoB. Estes dois últimos partidos, que um dia já foram da esquerda, cumprem um papel nefasto de fortalecer um empresário como Lacerda. Diante deste quadro, é urgente que a esquerda socialista consiga viabilizar uma candidatura unificada, que possa canalizar todo o descontentamento dos trabalhadores contra Lacerda e apresentar propostas que defendam os verdadeiros interesses dos trabalhadores e do povo pobre.
         Por isso, o PSTU desde o ano passado vem propondo a construção de uma frente de esquerda em BH, composto pelos partidos que são oposição de fato à prefeitura e ao governo, como o PSOL e PCB, e que, além disso, possa aglutinar os movimentos sociais da cidade em torno a esta alternativa. Propomos a realização de reuniões e debates entre todos os interessados, que possa culminar em um Encontro dos Movimentos Sociais para definição do programa, alianças e candidaturas da frente.
A frente deverá apresentar um programa socialista dos trabalhadores para governar BH, em defesa do direito ao emprego com salário digno e direito a educação, saúde, moradia e transporte público de qualidade. Deve também defender uma prefeitura dos trabalhadores, que lute pela estatização das grandes empresas, terras e bancos para que tenha recursos para implementar políticas sociais de qualidade. Desde já, colocamos a disposição o nome da companheira Vanessa Portugal, companheira com larga trajetória de luta em BH e em nosso estado, para composição dos nomes a serem debatidos e definidos pela frente.

Construindo um programa com as trabalhadoras

         O PSTU convida todas trabalhadoras em educação infantil da cidade a vir construir conosco uma proposta de programa para a educação em BH, para serem apresentados por nossos candidatos nas eleições. Queremos colocar nossas candidaturas a serviço da luta pela valorização da carreira e pela qualidade da educação Infantil. Acreditamos que a melhor forma de fazer isso é debatendo em conjunto com as trabalhadoras que estão no cotidiano das escolas e protagonizando essa luta tão importante para nossa cidade e para nossas crianças.
Durante esse e os próximos meses realizaremos reuniões, bate-papos e seminários para elaborar esse programa e convidamos todas e todos para estarem conosco.

Para participar desses espaços entre em contato através do email: pstubh@gmail.com
Ou com:
Vanessa Portugal: 8658-4105
Andréia: 8747-5336

sexta-feira, 13 de abril de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 13/04/2012

Olá a Todas e Todos,

Estivemos na Assembleia de Greve das(os) Educadoras(es) Infantis e presenciamos a força do movimento grevista. A razão e a emoção foram marcantes nas avaliações apresentadas pelas Professoras(es) da Educação Infantil. 

O medo foi superado pela certeza de que, como disse Fernando Pessoa, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

A GREVE continua: Lacerda a culpa é sua!

Força Guerreiras e Guerreiros!
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer

Algumas Imagens:


Imagens: Wanderson Rocha

Movimento na Mídia

Fonte: Jornal OTempo

Fonte: Jornal Hoje em Dia

Fonte: TV CâmaraBH1

Fonte: Educadora PBH


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Informes Sind-Rede/BH 12/04


DELIBERAÇÕES DAS PLENÁRIAS DE REPRESENTANTES NO DIA 12/04

  1. ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA
Dia: 19/04/12 - às 14 horas
Local: a confirmar
PARALISAÇÃO TOTAL - DIA DE GREVE

  • Caravanas
As escolas que quiserem se organizar para levar alunos e/ou comunidade devem, caso não possam arcar com o transporte, procurar o Sindicato 3226-3142 (Marcelo)

  • Manifestação após a assembleia com "Aula Pública", onde o tema é: Onde está o dinheiro da Educação?

 Fonte: Sind-Rede/BH




terça-feira, 10 de abril de 2012

Informes Sind-Rede/BH - Abril 2012


GREVE EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 10/04/2012


VEREADORES SOLICITAM ESTUDO DE IMPACTO FINANCEIRO DA PBH

Terça-feira, 10 Abril, 2012
Educadores infantis lotam entrada principal da Câmara Municipal
Diante da rejeição dos educadores ao projeto, vereadores da Comissão de Orçamento e Finanças anunciaram que irão solicitar um estudo de impactos financeiros comparando o PL do Executivo a um texto substitutivo, a ser protocolado na CMBH, que garantiria a unificação das duas categorias, equiparando direitos como planos de carreira e salários.
Para o secretário de Recursos Humanosda PBHGleison Souza, a proposta do Executivo traz várias vantagens, como a redução em cinco anos do período para aposentadoria e a possibilidade de acumulação de cargos públicos como já ocorre com a categoria dos professores. “O projeto do Executivo, a nosso ver, traz um avanço espetacular”, ressaltou.
Souza explicou que os educadores infantis tiveram reajustes acumulados que somaram 140% entre 2003 e 2011, maior que a inflação de 66% no período. “Em 2011, a PBH deu um reajuste de 24% aos educadores, divididos em 12% no ano passado, e 12% em 2012”, afirmou.
Críticas
Uma das principais críticas dos educadores, em greve há 28 dias, é a de que o PL 2068/12 altera a nomenclatura do cargo, sem promover a equiparação com a categoria dos professores. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), Vanessa Portugal Barbosa, o impacto financeiro caso seja aprovada a unificação das duas categorias será de, aproximadamente, R$ 13 milhões ao ano.
“Esse valor corresponde a 1,12% do investimento global em educação previsto para 2012, e 3,3% do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para este ano”, ressaltou.
A diretora também questionou a política salarial adotada pela PBH. “Desde 2006, a PBH congelou os salários das educadoras em R$ 280 milhões por ano, mesmo com o aumento dos repasses do Fundeb”, protestou.
Mesmo sem apresentar um cálculo do impacto financeiro da unificação das categorias, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Paulo Roberto Paixão Bretas, disse que a PBH vive um ano difícil e não será possível “deixar restos a pagar para o próximo ano”. O secretário também criticou os números apresentados pelo Sind-Rede/BH.
Promessa
O vereador Iran Barbosa (PMDB) criticou o não cumprimento da promessa de isonomia entre as duas categorias, que teria sido feita pelo prefeito aoseducadores. “O prefeito Márcio Lacerda sabia muito bem qual era o orçamento da PBH antes de assumir. Ele não poderia dizer que recebeu uma herança maldita. De 2009 para cá, não houve diálogo quanto à proposta de isonomia”, afirmou.
Para o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), o projeto que criou o cargo de educador infantil, em 2003, instituiu uma sub-categoria dentro da categoria. “Fui o único que votou contra porque sabia que um dia essa coisa iria estourar”, disse.
Durante a audiência, Vanessa Portugal encaminhou um ofício aos representantes da PBH solicitando uma reunião para negociar o fim da greve e a isonomia. O substitutivo ao PL 2068/12 poderá ser apresentado diretamente pela PBH, ou a partir de uma minuta elaborada pelo Sind-Rede com adesão dos vereadores.
Também participaram da audiência pública os vereadores Adriano Ventura (PT), João Bosco Rodrigues – João Locadora (PT), Arnaldo Godoy (PT), Paulinho Motorista (PSL), Neusinha Santos (PT), Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) e Leonardo Mattos (PV).
Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: CMBH

GREVE EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 09/04/2012

Olá a Todas e Todos,

Ontem, 09/04 «segunda-feira», participei da Assembleia de Greve da Educação Infantil e senti a energia e a vontade da luta destas guerreiras e destes guerreiros.

As avaliações sobre o movimento grevista foram essenciais para renovar as energias diante das dúvidas, do cansaço, do receio, pois o prefeito Marcio Lacerda também está chegando em seu limite nesta queda de braços. Ficou em silêncio para testar o limite de resistência da greve e perdeu, entrou com ação judicial para a acabar com o movimento grevista e perdeu, e agora, recentemente, enviou um documento solicitando a suspensão da extensão de jornada de quem está em greve acabou perdendo porque a Assembleia de Greve mostrou que está disposta a resistir ao aprovar por unanimidade a continuidade da greve.

A GREVE da Educação Infantil continua: Lacerda a culpa é sua!

Força guerreiras e guerreiros!
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer



Greve na Mídia «10/04/2012»
 O Tempo - Belo Horizonte - MG -  1º Caderno  26

Terça-feira, 10 de abril de 2012


terça-feira, 3 de abril de 2012

GREVE EDUCAÇÃO INFANTIL RME/BH 03/04/2012

A GREVE continua na Educação Infantil:
Lacerda a culpa é sua!
Deliberação da Assembleia em 03/04/2012
Olá a Todas e Todos,
Enquanto existe um movimento grevista exigindo que o prefeito Lacerda cumpra a promessa de campanha eleitoral em relação à isonomia salarial, bem como o equiparação entre a carreira do educador infantil e a do professor municipal, parece que os vereadores de BH desconhecem tal situação ao continuarem com a tramitação do Projeto de Lei nº 2.068/12, que transforma o cargo de educador infantil em professor de educação infantil.

A exigência do movimento é a de que o Projeto de Lei pare de tramitar e que seja enviado um substitutivo que contemple a equiparação. Porém, a Comissão de Administração Pública aprovou o projeto ontem, 02/04/2012. Agora só falta a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

É possível confiar na interlocução da Câmara Municipal com a Prefeitura de BH?

Vejam a reportagem abaixo:

Comissão aprova cinco projetos de lei


Segunda-feira, 2 Abril, 2012
Foram aprovados também quatro requerimentos para realização de audiências públicas
reunião da comissão de administração pública dia 02 de abril
A Comissão de Administração Pública aprovou na reunião desta segunda-feira (2/4) quatro requerimentos para realização de audiências públicas e cinco projetos nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e auxílio previdenciário.

Os vereadores Arnaldo Godoy (PT), Joel Moreira Filho (PTC) e Iran Barbosa (PMDB)vão realizar audiência pública para debater e esclarecer o contrato de fornecimento de materiais escolares e uniformes feito pela secretária de Municipal de Educação. Segundo o vereador Iran Barbosa, um jornal de grande circulação em BH denunciou irregularidades na empresa vencedora do processo de licitação que não cumpriu exigências em contratos anteriores. O vereador disse também que há escolas que não receberam os uniformes e outros materiais e que certamente os alunos estão sendo prejudicados. A audiência será realizada no dia 23 de abril.

Em outra audiência, o vereador Iran Barbosa quer discutir sobre os locais do bairro Santa Lúcia, na região Centro-sul da capital, que pertencem à área de diretrizes especiais (ADE). Iran disse que moradores estão confusos depois que a PBH autorizou a construção de prédios na região. Esta audiência será no dia 30 de abril.

No dia 25 deste mês haverá audiência para discutir o Art. 55 da Lei Orgânica de Belo Horizonte, que trata do regime trabalhista dos servidores da Prefeitura. O vereador Paulinho Motorista (PSL), que pediu a audência, quer debater a situação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Eles querem a revisão e inclusão no plano de cargos, carreiras e subsídios do pessoal da Saúde.

O vereador Leonardo Mattos (PV) realizará no dia 7 de maio audiência para discutir a legalidade de um termo de autorização de uso de imagem, voz/imagem, voz e performance, que professores do município estão sendo obrigados a assinar para uma rede de TV contratada para executar projeto pedagógico.
Projetos aprovados

O projeto de lei 2050/11, de autoria do Vereador Paulinho Motorista, que tramita em 1º turno, cria a obrigatoriedade de instalação de rastreador/bloqueador GPS via satélite, nos veículos de táxi que circulam em BH. Paulinho Motorista afirma que sua inciativa visa a segurança tanto dos condutores como dos usuários de taxi na capital.

Já o projeto 2066/12, do vereador Sergio Fernando Pinho Tavares (PHS), também em 1º turno, estabelece a implantação do “Programa Municipal de Vacinação contra o HPV – Human Papiloma Virus”, em todo o município. O vereador quer evitar doenças através da prevenção. “ O HPV é responsável pelo câncer de colo de útero, nas genitais de ambos os sexos, laringe e faringe. E segundo especialistas a eficácia da vacina está entre 95% e 100%”, disse.

Ainda na área da Saúde, o PL 364/09, do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que tramita em 2º turno, institui a prática obrigatória da ginástica laboral em todas as empresas que desenvolvam atividades com esforço físico repetitivo.

Na área da educação, o projeto 2068/12 propõe transformar o cargo de educador infantil em professor de educação infantil. De autoria do Executivo, o PL tramita em 1º turno.

E por último, o projeto de lei 2086/12, que visa à concessão de auxílio funeral aos servidores públicos municipais aposentados. De autoria do vereador Fernando Pinho Tavares e tramitando em 1º turno, o PL contempla o servidor e seus dependentes.

Os vereadores Bruno Miranda (PDT) e João Oscar (PRP), também participaram da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

Fonte: CMBH

Reportagem sobre a greve
04/04/2012

Breves - Educadores mantêm greve
Metro - Belo Horizonte
Página: 3 - Quarta-feira, 04 de abril de 2012