quarta-feira, 27 de junho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Caixa Escolar: Trabalhadores (as) em greve
Audiência lota hall da Câmara ao discutir as Caixas Escolares
Quarta-feira, 20 Junho, 2012
A Comissão de Educação realizou audiência nesta
quarta-feira (20/6) para discutir a proposta de criação, pela PBH, da função de
Gestor Administrativo e Financeiro Escolar, bem como debater alternativas à
organização das Caixas Escolares e a situação dos trabalhadores a elas
vinculados. A instituição da nova função pública nas unidades de ensino
fundamental é objeto do PL 2043/11 e do Substitutivo nº 2, ambos de autoria do
Executivo.
O hall de entrada da Câmara Municipal foi ocupado por
centenas de trabalhadores das Caixas Escolares das unidades municipais de ensino
na tarde desta quarta-feira (20/6), durante audiência pública da Comissão de
Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. A reunião,
requerida pelo vereador Leonardo Mattos (PV) por solicitação dos trabalhadores
das escolas, teve como objetivo debater a proposta da Prefeitura de criar
a função de Gestor Administrativo e Financeiro Escolar na rede municipal, bem
como discutir possíveis alternativas à organização das Caixas
Escolares.
Durante a reunião, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação
da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) solicitaram melhores
condições de trabalho para os funcionários contratados pelas Caixas Escolares,
entidades privadas sem fins lucrativos que têm como objetivo, entre
outros, contratar pessoal, gerir recursos financeiros, adquirir materiais e
serviços para atender às necessidades dos estabelecimentos de ensino.
O Sind-Rede/BH reivindicou a realização de concurso público para o exercício
das funções hoje vinculadas às Caixas Escolares, como cantineiros, porteiros e
faxineiros. Entre os critérios de seleção defendidos pelo Sindicato estão
pontuação por tempo de serviço, realização de cursos preparatórios que atendam
aos atuais funcionários e a inclusão de provas práticas, de maneira a capacitar
e a valorizar o conhecimentos de quem atualmente exerce tais funções.
Também foi demandado pelo Sindicato que os trabalhadores das Caixas Escolares
tenham acesso ao modelo de assistência médica oferecido aos estatutários e
celetistas vinculados à administração direta da PBH, bem como o direito à
licença para acompanhar os filhos que necessitem de atendimento de saúde.
O próprio direito à representação sindical dos trabalhadores vinculados às
Caixas Escolares foi um dos temas do debate, uma vez que a Prefeitura, segundo o
Sind-Rede/BH, não reconhece o direito do Sindicato em negociar em nome desses
trabalhadores, dado que seu modelo de contratação é distinto do dos demais
servidores da rede municipal de ensino.
Nova legislação
A instituição da função de Gestor Administrativo e
Financeiro Escolar nas unidades de ensino fundamental é objeto do PL
2043/11 e do Substitutivo
nº 2, ambos de autoria do Executivo. A proposta vem atender às considerações
apresentadas no plano estratégico elaborado pela Secretaria Municipal de
Educação, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Segundo a justificativa do prefeito Marcio Lacerda, a medida beneficiará a
direção das escolas, evitando o excesso de atividades administrativas sob sua
responsabilidade, permitindo maior dedicação aos assuntos pedagógicos. O
mesmo posicionamento foi manifestado pelo representante da Secretaria Municipal
de Educação, Alex Gomes, durante a reunião.
De acordo com a proposição do Executivo, deverão fazer parte das atribuições
dos ocupantes da nova função a gestão dos recursos financeiros, suprimentos
materiais e alimentares necessários às atividades do estabelecimento, aquisição
de bens e serviços e contratação e gestão de pessoal.
A Emenda Substitutiva nº 2 determina que a função deverá ser exercida por
servidor público municipal ocupante de cargo efetivo de nível médio, que não
atue como professor ou educador infantil. Ao fundamentar o Substitutivo, o
prefeito afirma que o ajuste irá evitar o deslocamento de professores e de
outros servidores de nível superior, como psicólogos e pedagogos, para o
exercício de funções alheias às atividades-fim da escola.
Os representantes do Sind-Rede/BH concordaram com a necessidade de aprimorar
a organização das Caixas Escolares, mas questionaram o processo de seleção dos
gestores previsto no PL e solicitaram que a proposição não seja votada em 2º
turno pela Câmara.
Segundo Luiz Henrique Roberti, da direção do Sind-Rede/BH, a entidade
compartilha a visão de que os diretores das escolas devem ter suas funções
administrativas reduzidas para que possam dedicar-se com mais afinco às
atividades pedagógicas e à política escolar. Entretanto, ele defende que a
função de Gestor Administrativo e Financeiro não deveria ser provida por ato de
livre nomeação e exoneração do prefeito, conforme dispõe o projeto. Para ele, a
função deveria ser exercida não apenas por servidores com a qualificação
necessária, como também por quadros que tenham independência em relação ao
Prefeito.
Encaminhamentos
Os vereadores, assim como o Sind-Rede/BH, defenderam a constituição de uma
Comissão Especial na Casa para tratar da situação das Caixas Escolares e dos
trabalhadores a elas vinculados.
Leonardo Mattos agradeceu a confiança dos trabalhadores da rede de ensino na
Câmara Municipal e acordou com os colegas presentes e o Sind-Rede/BH que o
Legislativo será um canal de negociação entre a categoria e a Prefeitura. Hugo
Thomé (PMN) defendeu que os candidatos a prefeito de Belo Horizonte assumam o
compromisso de regularizar a situação dos cantineiros, faxineiros, porteiros e
demais profissionais vinculado às Caixas Escolares que, conforme salientou o
vereador Heleno (PHS), são tão importantes quanto aqueles que atuam dentro das
salas de aula.
Além de Leonardo Mattos, Hugo Thomé e Heleno, participaram da discussão os
vereadores João Bosco Rodrigues, o “João da Locadora” (PT), Sergio Fernando
Pinho Tavares (PV) e Arnaldo Godoy (PT), que se dispuseram a contribuir nas
negociações entre a comunidade escolar e a Prefeitura.
Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: CMBH
terça-feira, 19 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
1º Encontro do Coletivo Fortalecer em 2012
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terça-feira, 5 de junho de 2012
Readaptação Funcional: Professores da RME/BH - 2012
Olá a Todas e Todos,
Bom saber que foi possível participar e ajudar na luta dos professores/educadores em readaptação funcional pelo direito à aposentadoria especial.
Precisamos fortalecer a luta e a mobilização até a aprovação do projeto, bem como uma atenção redobração quando o mesmo for enviado para sanção do prefeito.
Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer
PL garante aposentadoria ao professor readaptado da rede pública
Segunda-feira, 4 Junho, 2012
Comissão de Legislação e Justiça aprovou quatro projetos de lei em 1º turno
Em reunião ordinária, nesta segunda-feira (04/06), a Comissão de Legislação e Justiça atestou a constitucionalidade de quatro projetos que começam a tramitar na Casa em primeiro turno. Entre eles, o PL 2205/12, proposto por Ronaldo Gontijo (PPS) e outros 14 vereadores, garantindo aposentadoria especial aos professores municipais afastados da sala de aula para tratamento de saúde.
Com parecer pela constitucionalidade, a Comissão aprovou o PL 2205/12, que prevê equiparação de direitos e benefícios entre os professores regulares e os professores readaptados da rede pública municipal, que são aqueles profissionais afastados das salas de aula em função de problemas de saúde atestados em laudo médico da Gerência de Saúde do Servidor e Perícia Médica (GSPM).
De acordo com o texto, os professores readaptados permaneceriam constituintes do quadro de magistério, com as mesmas jornadas de trabalho, férias e recessos dos demais professores. Ainda, aqueles afastados de forma definitiva teriam resguardado o direito à aposentadoria especial prevista pela Constituição Federal, sem desconto do tempo de exercício da função, garantindo ao professor o benefício de perceber a mesma remuneração oferecida ao professor em sala de aula.
Relator do projeto na Comissão, o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) destacou que “os professores vêm trabalhando em carga excessiva de horários e, em função disso, adoecem e precisam se afastar das salas de aula. Este projeto viria garantir um direito constitucional a esses profissionais da educação”.
Assinam o PL os vereadores Ronaldo Gontijo (PPS), Alberto Rodrigues (PV); Autair Gomes (PSC); Bruno Miranda (PDT); Carlúcio Gonçalves (PR); Chambarelle (PRB); Daniel Nepomuceno (PSB); Elaine Matozinhos (PTB); Heleno (PHS); João Bosco Rodrigues (PT); Pablo César – Pablito (PSDB); Paulinho Motorista (PSL); Preto (DEM); Sílvia Helena (PPS); Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B).
Outros PLs aprovados
Projeto de Lei 2208/12, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que declara Belo Horizonte Polo Nacional do Esporte Radical e de Aventura e dá outras providências.
Projeto de Lei 2212/12, de Joel Moreira Filho (PTC), que altera a Lei n° 10.444/12, que dispõe sobre a exigência de apresentação de atestado médico para a prática de atividades físicas em academias e em outros estabelecimentos de prática de atividades físicas e dá outras providências. O PL exclui a aula de dança de salão da lista de atividades onde é necessária a apresentação de atestado médico.
Projeto de Lei 2233/12, de autoria do Executivo, que cria o cargo de Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo e dá outras providências.
Participaram da reunião os vereadores Daniel Nepomuceno (PSB), Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), Alberto Rodrigues (PV), Geraldo Félix (PMDB) e João Oscar (PRP).
Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: CMBH
sábado, 2 de junho de 2012
Reunião Conselho de Administração do RPPS - 23/05/12
Olá a Todas e Todos,
abaixo insiro slide apresentado na Reunião do Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos de Belo Horizonte. Na apresentação constam as imagens do imóvel localizado na Rua Jaguarão/Bairro Lagoinha.
Abaixo, insiro também a Ata da 2ª Reunião do Conselho de Administração do RPPS, realizada no dia 13/04/2012:
Abaixo, insiro também a Ata da 2ª Reunião do Conselho de Administração do RPPS, realizada no dia 13/04/2012:
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