quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Readaptação Funcional em BH - 20/11/2013

Olá a Todas e Todos,

Abaixo, envio um relato pessoal que poderá refletir ou não a informação que será oficializada pela diretoria do Sind-Rede/BH. Apenas é a minha percepção da manifestação dos professores em readaptação funcional.

Hoje, 20/11, estivemos numa manifestação na SMED/BH com o objetivo de exigir da Secretária uma resposta sobre a situação das(os) professoras(es) em readaptação funcional na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Ocupamos o prédio da SME/BH utilizando um saco de papel cobrindo a cabeça simbolizando a perda da identidade docente praticada pela Prefeitura de BH ao retirar direitos como férias e aposentadoria especial. Gritamos bem alto no corredor: "Sou professor e tenho identidade". Não vamos permitir que nos coloquem à margem do fazer pedagógico, porque o adoecimento não nos retira o estatuto de professor.

Com a nossa manifestação conseguimos fazer com que a Secretária Municipal de Educação, Sueli baliza,  nos recebesse. Diante das argumentações apresentadas ficou definido o seguinte:


  1. Até o início da próxima semana a Secretária irá ligar para a Diretora do Sind-Rede/BH, Neide, para informar sobre o nosso pedido de suspensão do memorando que exige a definição de um período de gozo de férias dos professores em readaptação funcional. Sueli disse que precisará conversar com a Secretária de Recursos Humanos, Tammy Monteiro, pois os memorandos são de competência desta secretaria;
  1. Antes do encerramento do ano letivo será apresentada a proposta formulada pelo governo. Rosa Vani, Gerência de Articulação da Política Educacional, informou que outras secretarias participaram da elaboração desta proposta e isto está demandando um tempo maior para a conclusão do documento a ser apresentado.

Reforçamos para a Secretária Sueli que os professores em readaptação funcional já deram prazo suficiente, pois é urgente que esta situação seja resolvida antes do início do ano letivo em 2014.

Um abraço,
Wanderson Rocha
Diretor do Sind-Rede/BH

Abaixo, envio algumas imagens da nossa manifestação.











Identidade de um professor
Numa disputa política faça de tudo, mas faça de tudo mesmo,
Mas não me faça perder a minha identidade profissional
Numa disputa política faça de tudo, mas faça de tudo mesmo,
Mas não retire o meu espaço simbólico.
Pode até mentir e até mesmo omitir,
Mas não subestime minha capacidade
A minha capacidade de pensar, de construir e de mediar o conhecimento.
Não sou mais um, mas parte de um todo.
Por isso, não ouse descartar ou deletar a minha função social.
Esqueça que sou um número de matrícula
Lembre-se que sou carne e osso,
Que sou alma e consciência.
Que existo e reflito.
E, principalmente, que questiono,
Porque sou professor
E nunca serei somente eu
Mas, tão somente Nós!

Wanderson Rocha

Nenhum comentário: