sábado, 31 de agosto de 2013

Mais uma alegria, um capítulo no livro: Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos

 ROCHA, Wanderson Paiva; ROCHA, Maria da Consolação. A luta em defesa da educação pública e as repercussões na organização sindical: o caso da Rede Municipal de Belo Horizonte In: Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos.1 ed.Brasília : Paralelo 15, 2013, v.2, p. 243-265.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Readaptação Funcional: Reunião da Comissão (29/08/2013)

Imagem: Wanderson Rocha
Olá a Todas e Todos,
a
Ontem (29/08/13), na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, participamos da reunião da comissão constituída para discutir a situação das(os) Professoras(es) em readaptação funcional em relação às férias escolares e à aposentadoria especial.
a
Participantes
a
Sind-Rede/BH: Iara e Wanderson Rocha
Trabalhadores em Educação: Clarice (E.M. Hilda Rabelo)
Secretário Municipal de Governo: Josué Valadão  
Secretária Municipal de Educação: Sueli Baliza
Secretário Municipal de Planejamento: Leonardo Paolucci
Secretária Municipal de Recursos Humanos: Tammy Monteiro
Vereadores Ronaldo Gontijo, Joel Moreira e Wellington (Sapão)
a
Além do corpo técnico das respectivas secretarias.
a
Obs.: Mais adiante iremos avaliar a participação negativa dos vereadores Joel e Wellington.

a
Para embasar as nossas discussões com o governo, apresentamos os seguintes documentos que garantem a aposentadoria especial dos professores em readaptação funcional, bem como a manutenção dos direitos relativos ao cargo de professor municipal: 
«Clicar nas palavras em azul»
  1. Instrução Normativa Nº 01/2009, do Governo de Minas Gerais, através das Superintendência Central de Administração de Pessoal - SCAP, por intermédio da Diretoria Central de Contagem de Tempo e Aposentadoria - DCCTA;
  2. Lei 11.301/2006, que altera o art. 67 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, incluindo, para os efeitos do disposto no § 5o do art. 40 e no § 8o do art. 201 da Constituição Federal, definição de funções de magistério;
  3.  Relatório da Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 3.772-2 do Supremo Tribunal Federal;
  4. Lei Estadual (Paraná) 15.308/2009, que dispõe que o professor afastado de sala de aula com base em laudo médico permanece suprido na demanda de professor, com a mesma jornada de trabalho que vinha cumprindo;
  5. Comunicado Nº 001/2012, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEMPLA e a Secretaria Municipal de Educação - SME da Cidade de São Paulo;
  6. Determinação de Providência Nº 001/2012, da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina.
a
Depois das diversas discussões na reunião da comissão, ficou deliberado o seguinte:
  • Encaminhamento de que questões para a Procuradoria Geral do Município com o objetivo de se garantir a legalidade da aposentadoria especial dos professores em readaptação funcional, sendo assim, uma comissão irá se reunir até a segunda semana de setembro;
  • A referida comissão irá discutir políticas públicas sobre a saúde dos Trabalhadores em Educação;
  • Até o dia 13 de setembro a Secretaria Municipal de Educação irá se posicionar sobre a nossa solicitação de retirada dos itens sobre os professores em readaptação contidos na Instrução Normativa de Serviço Nº 001/2008, que estabelece critérios para a concessão de férias regulamentares aos servidores públicos vinculados à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte;
  • O Projeto de Lei 335/2013, que dispõe sobre a aposentadoria dos professores em readaptação funcional, ficará suspenso para votação, caso a Prefeitura de Belo Horizonte não resolva a situação desses professores retomaremos a tramitação desse projeto na Câmara Municipal.
a
Ps.: Nos causou estranheza a participação dos vereadores Joel Moreira Filho e Wellington Bessa (Sapão).
a
Vereador Joel Moreira
(31) 3555-1172
ver.joelmoreira@cmbh.mg.gov.br
a
Teve posicionamentos que dificultavam a construção de um entendimento com o governo, no qual procurou sempre vincular discutir primeiro a situação do absenteísmo e, em segundo plano, as férias e a aposentadoria dos professores em readaptação funcional.
Obs.: Justificou que estava representando o vereador Sérgio Fernando.

Vereador Wellington Bessa (Sapão)
(31) 3555-1184
ver.wellingtonsapao@cmbh.mg.gov.br
a
Apareceu na reunião sem ter sido convocado e apresentou um discurso evasivo de apoio aos professores em readaptação funcional, porém descobrimos que esse vereador apresentou a emenda supressiva 01/2013, que busca suprimir o artigo 2º do PL 335/13, que garante manutenção dos direitos dos professores, caso fiquem em readaptação funcional.
a
Obs.: Teremos que pressionar o vereador Wellington Sapão a retirar imediatamente  a emenda supressiva 01/2013.
Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer

Abaixo, a emenda supressiva Nº 01/2013

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

30/08/2013: Dia de paralisação nacional no Brasil

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Readaptação Funcional 20/08/2013

Olá a Todas e Todos,

Hoje (20/08), estivemos na Câmara Municipal de Belo Horizonte para acompanharmos o Projeto de Lei 335/13, que dispõe sobre a aposentadoria dos professores readaptados da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

O Vereador Ronaldo Gontijo, autor do Projeto de Lei, construiu um acordo entre o líder do governo, Vereador Preto, Professores em readaptação funcional e diretores do Sind-Rede/BH com o objetivo de constituir uma comissão para discutir a situação de quem está em readaptação funcional (laudo médico).

Obs.: A comissão se reunirá em 10 dias, no máximo. Enquanto isso o PL 335/13 ficará suspenso, ou seja, não entrará em pauta para ser votado até o final desse mês. 

Abaixo, inseri um vídeo em que os vereadores Ronaldo Gontijo e Preto, esse último representado o governo, publicizam a comissão.

Abaixo, inseri algumas imagens de nossa atividade na Câmara Municipal de Belo Horizonte.



Ps.: Em breve enviarei propostas para a nossa mobilização.

Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Informes Sind-Rede/BH: Reunião SMED/BH «12/08/13» e Manifestação «13/08/13»

RELATÓRIO REUNIÃO DO Sind-REDE/BH COM A SMED em 12/08/13 e MANIFESTAÇÃO EM 13/08/13

Presentes
SMED: Sueli Baliza, Afonso, Stelita, Rosa, Dagmar e Helen
Sind-REDE/BH: Neide, Robson, Consolação e Pedro

Calendário de reposição


Apresentamos nossos questionamentos às orientações encaminhadas às escolas para a reposição da greve que desconhecem direitos trabalhistas. Exigimos o tratamento isonômico dos grevistas, pois as orientações são direcionados somente ao pessoal da educação. As pessoas das outras áreas da PBH que estavam licenciadas no período da greve não tem que repor a paralisação. O novo calendário elaborado pelas escolas refere-se à reposição dos dias de greve, portanto, quem estava de licença no período das paralisações não tem que repor os dias da greve. A SMED ficou de estudar a sua posição atual e consultar a Procuradoria antes de dar retorno as estas questões apresentadas. Informamos também que já solicitamos uma reunião com a Sec. do Planejamento para debater também esta questão.

Calendário 2014

A SMED apresentou para alguns diretores, segundo ela, escolhidos aleatoriamente, uma proposta de calendário para 2014 prevendo a legislação sobre a copa do mundo, pois tal calendário deverá estar dentro dos parâmetros da Lei da Copa (federal) e  Projeto de Lei da Copa (municipal). Solicitamos que a SMED informasse o teor da discussão e foi afirmado que isso se fará posteriormente à reunião do CESMED. Perguntamos se a proposta inicial está no mesmo sentido daquela debatida no Sindicato Patronal das Escolas Privadas. A SMED demonstrou surpresa ao informamos a decisão atual do SINEP. Cabe informar à categoria que a reunião na rede particular vai no seguinte sentido: garantia de férias integrais em janeiro, inicio das aulas em fevereiro, recesso em junho/julho (dias de jogos em BH e dias de jogos do Brasil - anteriormente era durante todo o período da Copa), recesso na semana de outubro e finalização até 20 de dezembro.
 
Verbas em atraso

Já foram feitos os repasses às escolas. Aquelas que ainda estiverem em atraso deverá comunicar à secretaria para regularização.

Educação Infantil

A SMED alegou que o atraso na realização das reuniões da Comissão da Educação Infantil deve-se ao fato de estarem renovando os nomes do governo e abrindo possibilidade para o sindicato fazer o mesmo, reafirmamos nossos nomes e exigimos que isto seja feito o mais rápido possível.
Descongelamento do 2º BM de diretores


A SMED está realizando o levantamento individual e seus respectivos cálculos para a implementação do descongelamento. Está em estudo a data de corte, ou seja, a partir de qual data. Pretendem terminar a proposta até o fim do mês.
Férias prêmio
A SMED em conjunto com o governo está realizando os  cálculos para a regularização do pagamento para os trabalhadores em educação, segundo eles, independente das outras secretarias pagarem ou não.

ACPATE


A SMED continua defendendo o modelo implementado desde o início do ano que mantém a inclusão do recreio no tempo de planejamento, tal como é hoje. Esta situação descumpre a Lei do Piso, além de retirar nosso direito ao tempo de café/recreio. Portanto, apesar da SMED afirmar que tem acordo com a garantia do horário de planejamento, que aumentou em mais de 550 professores do ensino fundamental e  mais 155 professores da educação infantil,continua alegando que a substituição é um problema devido ao “absenteísmo” dos profissionais. Ou seja, o problema é que muitos não gostam de trabalhar na escola. Nossa referência sempre foi a questão da saúde e a urgência de uma política preventiva para reduzir o grau de adoecimento, bem como a necessidade de uma política educacional efetivamente participativa e não o esgarçamento e o desrespeito da SMED cujo ápices se deram  na gestão Pilar e Macaé. Reafirmamos que a defesa que fazemos foi referendada pelo Parecer 18/2012 CNE/CEB homologado pelo ministro da Educação.
 
Abono fixação

A SMED esta realizando um estudo para implementação do novo valor para pagamento no segundo semestre.

Caixa escolar

Ainda não foram abertas as licitações para as empresas serem contratadas para prestação de serviço. No caso da AMAS foi prorrogado contrato de mais 6 meses para a Escola Integrada. Entretanto, as UMEIS que fazem parte da política de PPP, cuja construtora vencedora é a Odebrecht, tem o direito de contratar o pessoal da faxina e portaria. Ou seja, as UMEIS construídas pela Odebrecht terão direito à autonomia de contratação de pessoal, pela construtora.

Agenda de reuniões
Apresentamos à SMED a proposta de realização de reuniões periódicas para que a pauta específica seja debatida e tenhamos respostas efetivas para nossas demandas. A SMED concordou e apontou o indicativo da realização de uma próxima reunião na primeira quinzena de setembro de 2013.
MANIFESTAÇÃO NA SMED EM 13/08/2013
 
De acordo com a decisão dos representantes na última reunião no sindicato, realizamos a nossa manifestação hoje, dia 13/08 na SMED. A reunião com a secretária de educação que havia sido marcada para o dia 13/08, às 11h, foi antecipada (por decisão da SMED) e aconteceu na segunda dia 12/08. Os diretores levaram todas as reivindicações da categoria, mas não se teve nenhuma resposta concreta por parte da secretária conforme o relatório publicado acima.
 
A manifestação na SMED, contou com a presença de aproximadamente setenta representantes que escreveram cartazes com as reivindicações da categoria e realizando apitaço subiram os corredores do prédio da SMED. Os representantes e diretores do Sind-REDE/BH, reforçaram com indignação a falta de respeito e o descaso da PBH quanto às reivindicações dos trabalhadores em educação.
 
Precisamos nos manter mobilizados e atentos, pois até o momento não obtivemos nenhuma resposta de nossas reivindicações. No próximo dia 22 (quinta-feira), realizaremos nossas plenárias de representantes. A participação das escolas é fundamental para fortalecermos a nossa luta pela nossa valorização e por uma educação pública de qualidade.
 
Fonte: Sind-Rede/BH