quinta-feira, 26 de maio de 2016

Audiência Pública contra as demissões de vigias das Escolas/UMEIs de BH


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Prefeito Marcio Lacerda (PSB) anuncia demissão de vigias para agradar Odebrecht?



Alguém ainda tinha dúvida de que a intenção do prefeito Marcio Lacerda era a demissão de mais de 8 mil trabalhadores em educação contratados pelas Caixas Escolares, através do PL 1581 (Serviço Social Autônomo – SSA)?

A pressão da categoria conseguiu evitar a demissão em massa denunciando os vereadores que votaram no PL 1581/15, em 1º turno, mas o prefeito aprofundou a precarização no Programa Escola Integrada para justificar a demissão de monitores.
Hoje (13/05 - sexta-feira), a Secretaria Municipal de Educação anunciou a demissão dos vigias das escolas municipais e irá instalar alarmes de segurança. E quem será responsável pela instalação e manutenção? A InovaBH, empresa da Odebrecht Properties, responsável pela administração e construção das Escolas e UMEIs da Parceria Público-Privada (PPP). É a mesma empreiteira denunciada na “Operação Lava Jato” por envolvimento por pagamento de esquemas de corrupção de partidos e políticos. E o prefeito Marcio Lacerda é um dos investigados.

Nesta semana, o Projeto de Lei 1581/15 reiniciou a sua tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte e esta na Comissão de educação, cujo relator é do partido prefeito. Muita coincidência!?

Exigimos a garantia do emprego aos vigias!

A crise pode ser revertida se o prefeito parar de repassar os recursos públicos para empreiteiras e bancos, bem como acabar com as secretarias criadas desnecessariamente em 2011 para atender a sua base aliada.

A substituição de vigias nas escolas por sistema de vigilância eletrônica demonstra que o compromisso do prefeito é com as grandes empresas em detrimento dos trabalhadores. Não se importa com o desemprego de quem contribuiu anos e anos de sua vida com a educação pública de nossa cidade.

Fora Lacerda e o seu projeto político!

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH

terça-feira, 3 de maio de 2016

PL 1911/16 (AI-5 na Edcuação?)

AI-5 NA EDUCAÇÃO?
Não vão calar a nossa voz! Ditadura nunca mais!

Trabalhadores em Educação de BH manifestam total repúdio ao Projeto de Lei 1911/16, de autoria do vereador Sérgio Fernando (PV), que prevê a criação do “Programa Escola sem Partido”. A proposta de Lei proíbe as escolas de terem autonomia para discutirem questões relacionadas à cidadania, pois tal discussão faz com que o professor forme estudantes que respeitem os diferentes tipos de constituição familiar, que respeitem a diversidade sexual, e que respeitem os diferentes tipos de crença. Também é papel da escola educar para a vida. 

A escola não é um local isolado da sociedade, logo, as relações sociais estão presentes no seu interior. Esse projeto afronta gravemente o inciso II do artigo 206 da Constituição Federal que assegura a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”. Esse projeto transfere para a Secretaria Municipal de Educação um amplo poder de censura dentro das Escolas e UMEIs. Lutamos muito por uma sociedade democrática para agora vivenciarmos o retorno de práticas utilizadas durante o regime militar. Defendemos uma educação pública laica, democrática e de qualidade social. Exigimos a retirada imediata do PL 1911/16.

Contato do vereador Sérgio Fernando (PV): 3555 1206
E-mail ver.sergiofernando@cmbh.mg.gov.br

Clique no link e assista o vídeo da manifestação das trabalhadoras e trabalhadores em Educação contra o PL1911/16 durante audiência pública na Câmara na quinta feira 28/04/2016. https://www.facebook.com/sind.rede/videos/1013403032083332/